segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Impressões sobre Cinema: A Insustentável Leveza do Ser


O Peso em A Insustentável Leveza do Ser

Título original: (The Unbearable Lightness of Being)
Lançamento: 1988 (EUA)
Direção: Philip Kaufman
Atores: Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin, Derek de Lint.
Duração: 160 min
Gênero: Drama

* dados retirados do site:

Baseado no romance de Milan Kundera, o enredo do filme “A Insustentável Leveza do Ser” gira em torno do triângulo amoroso Tomas—Sabina—Tereza em meio a conflitos políticos da época (1968) em que a URSS tenta impor o sistema comunista aos tchecos.
Tomas (Daniel Day-Lewis) é um neurocirurgião conceituado que reside e trabalha em Praga e tem como filosofia de vida, viver para o prazer com liberdade, mas para que isso ocorra não se compromete com ninguém. Assim, pode ter as mulheres que desejar sem prender-se a nenhuma. Da mesma maneira, age Sabina (Lena Olin), uma artista plástica, que vive para a arte, para a liberdade e independência. Juntos vivem um romance baseado no sexo, porém sem nenhum tipo de apego sentimental. Em contra partida, surge Tereza (Juliette Binoche), uma garota do interior, que surpreende de algum modo Tomas pelo jeito natural e alegre de ser e, ao mesmo tempo, intrigante, pois sua espontaneidade é fora do normal para o convívio comum de Tomas.
Todo o ambiente, principalmente, em torno de Sabina é extremamente simbólico e reflete a personalidade das personagens. Por meio de vários e exóticos espelhos é possível ver a imagem de Tomas e Sabina refletida numa atitude egocêntrica. Tomas é reflexo de Sabina e vice-versa, pois conduzem a vida da mesma forma programada e previamente construída para a atração do ego. O espelho representa Narciso, um apaixonado pela própria imagem, aqui representa Tomas e Sabina seguindo a mesma perspectiva. Além disso, o chapéu de Sabina possui grande valor na trama. Ele é usado por ela apenas na presença de Tomas que, inclusive, é o único que o admira. Ele simboliza o poder, o domínio e a decisão que Sabina exerce sobre os outros. Características consideradas masculinas. Agindo como homem, ou seja, vivendo plenamente, Sabina escapa do mundo submisso e frágil da mulher. A cor preta tanto do chapéu quanto da roupa usada por ambos pode relacionar-se com a segurança, com a superioridade e respeito que Tomas e Sabina querem demonstrar com suas ações. Entretanto, o chapéu incomoda Franz (Derek De Lint), um jovem que Sabina conhece na Suíça. E é interessante observar o relacionamento entre Franz e Sabina, pois Franz surpreende-se com o jeito de ser de Sabina, pois ela o domina e o desarma. O ponto alto da trama é, exatamente, o fim da relação entre eles. Franz deixa a mulher e Sabina o abandona quando percebe que o envolvimento fica cada vez mais forte. Assim, mais uma vez, muda de moradia da mesma fora que muda de relação. Segundo ela, “Tento não me ligar a lugares e pessoas”. Essa situação resume toda a personalidade de Sabina e, por conseguinte, de Tomas, porque nenhum dos dois é capaz de amar até o fim; o medo da responsabilidade e do relacionamento profundo e o egocentrismo exagerado são maiores que qualquer ouro sentimento. Por isso, sempre estão fugindo da possibilidade de compromisso.


Por trás do vasto simbolismo do enredo há também a premeditação dos atos de um caçador. Basta observar como Tomas faz com que a atenção de Tereza seja desviada para ele. Tomas não aparenta demonstrar interesse por Tereza, mas faz com que ela se interesse por ele a ponto de procurá-lo em sua casa. Tereza é simples e age naturalmente, sem premeditação. Essas características atraem Tomas, bem como, a sua coragem e a sua determinação. Todavia, ela é a única que consegue aos poucos trazer Tomas para o seu mundo, mas para isso ela acaba sentindo o peso das constantes traições do marido (Tomas). Num ato extremo tenta agir como ele, mas não consegue, pois não é de sua natureza ter tamanha “leveza do ser”. Ela se considera fraca diante de atitude leve de Tomas. Ao poucos, a obscuridade do ser de Tomas começa a refletir-se em Tereza: as suas roupas, antes coloridas, passam a ser escuras como as de Tomas. Nesse ínterim, ocorre também a invasão russa e Tereza fotografa os acontecimentos. As imagens de violência e protesto são simbolizadas pelo ecrã preto e branco. Outro artifício simbólico que atua para fortalecer o clima sombrio da trama. Nesse momento tenso, Tomas pede a Sabina que ajude Teresa com trabalho, e é interessante perceber como Sabina e Tereza atraem-se mutuamente. Dão-se bem a ponto de fotografarem-se e, de desnudarem-se externa e internamente de modo que Tereza consegue perceber Tomas no corpo de Sabina. Assim, como Tomas,  Sabina também se vê obrigada a observar as peculiaridades de Tereza.
Em um dado momento, Tereza compara seu amor por sua cachorrinha e ao que tem por Tomas e, dessa forma, dá um panorama do amor ideal (Karenin) e do amor repleto de percalços (Tomas): “Fui forçada a amar minha mãe. Mas este cão, não. Talvez eu a ame mais que a você, Tomas. Não mais. De uma maneira melhor. Não quero que ela seja diferente, não peço nada em troca para ela”. Obrigados a viver no campo já que Tomas não deseja ceder as pressões do sistema, ao poucos, Tereza e Tomas vão alcançando uma plenitude amorosa que o afasta dos antigos vícios. Sabina, a muito muda para os EUA e vive como sempre, admirada por sua arte e sua forma dominadora, porém solitária.
Todos os símbolos do enredo exercem uma função de comunicação mais forte que as próprias palavras. Desde a primeira cena (a parede gasta e forte em um ambiente escuro que parece indicar a personalidade de Tomas e Sabina), ao nº 6 da porta de Tomas e do quarto em que Tereza e Tomas ficaram posteriormente (que tem como alguns dos significados numerológicos união e família), o chapéu, que em dado momento é negado por Tomas (cena em que o agente do Ministério tenta arrebatá-lo de sua posição) até a última cena  (o caminho iluminado em que Tereza e Tomas estão voltando para casa depois da chuva) existe um grande repertório psicológico indicado pelo simbolismo.
Bem, mais um filme que adorei e que tento dar um parecer pessoal para incentivar a verem!! E nas minhas buscas por imagens do filme acabei achando este blog que também trata do filme sob outro aspecto ou ponto de vista (há vários sites sobre, aliás):

#ficadica para quem não viu e para quem viu, rever!!!



Um comentário:

  1. Já me recomendaram muito o livro.
    Muitos e muitos filmes se basearam nesta história. Ainda verei. Bjzzz

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!!!